Venda do seu gado para abate: Como proceder?

por Redação Portal IATF 13.592 views0

gado

Essa deve ser uma das suas principais duvidas em relação ao seu gado, que pelo o seu ponto de vista, já está pronto para o abate.

O recomendado é que você comece a negociar o gado que você vai abater da sua fazenda, com no mínimo 60 dias de antecedência.

O que deve ser feito primeiro?

Primeiramente, antes de você pensar no seu plano de negociação, você precisa refletir no seu plano de engorda.

Faça uma simulação por escrito ou utilize uma planilha, relatando quantos quilos que você quer que seu animal ganhe de carcaça, de peso diário, qual o desempenho que você deseja, qual vai ser o seu manejo, entre outras coisas, avalie isso desde o primeiro dia até o dia que você deseja abater.

Faça uma simulação, realize uma avaliação de como vai ser esse processo. Além disso, faça também uma estimativa de custo, de quanto custou o gado que você comprou e se caso o gado for seu, faça uma ponderação de quanto ele vale.

E depois?

E além de todas essas avaliações, faça uma também – relatando o quanto essa engorda irá custar. Porque o mais necessário não é o preço pelo o qual você vai vender o seu animal e sim a margem de preço geral do negócio.

Você precisa olhar, pensar e avaliar a margem do seu empreendimento, não focando no preço que você vai vender o gado e sim no quanto você gastou para comprá-lo, engordá-lo, por quanto você irá vendê-lo e a diferença entre isso tudo, isso é o que realmente interessa, o mais importante é quanto você conseguiu lucrar na venda do gado da sua agropecuária.

E é depois de todos esses planos de borda, que você começa a avaliar quais são as opções de mercado futuro, você tem também a possibilidade de realizar uma negociação termo no frigorífico. Você pode começar a se preparar, negociar, mas não travar o preço.

A ideia da organização e das negociações é justamente essa, que você avalie as possibilidades, procure entendê-las, converse com outros pecuaristas que já realizam esse tipo de empreendimento há mais tempo que você, converse com corretoras e cada vez mais, entenda mais sobre o seu agronegócio.

Até porque, você precisa entender que esse é o momento chave da sua negociação, você vai está vendendo um grande percentual do seu faturamento anual, então é muito importante que você realmente avalie, estude, entenda e conheça todas as possibilidades e as diferentes modalidades.

Simulação de margem

É extremamente importante que você realize a simulação de margem, não a simulação de preço, e sim quanto custou, quanto você gastou na manutenção desse gado, por quanto você deseja vender e qual será a diferença. Isso sempre é muito essencial, pois totaliza o lucro que você irá obter.

Depois dessa simulação, você pode analisar quais são os frigoríficos ou mercados que podem comprar o seu gado, de acordo com a distância, com as possibilidades, com o seu histórico de rendimento de carcaça, com os lugares que você já vendeu, com o seu histórico de preço, entre outras coisas.

Se caso você já conheça os compradores de cada um dos frigoríficos ou mercados, se você já tem algum tipo de relacionamento com ele, essas informações são ainda mais vitais.

É nesse processo de procura por mercados que você começa a ter conversas com os compradores de cada um dos frigoríficos que você escolheu como possíveis compradores do seu gado, nesses momentos você também pode conversar com outros agropecuários que estão na mesma jornada que você, daí você vai conhecendo e entendendo esses processos, o que faz grande diferença no seu empreendimento.

E por último, vale reforçar que essa visão de você planejar com antecedência seus empreendimentos, fará com que você tenha um maior controle dos seus agronegócios e como conseqüência, mais sucesso nas suas vendas.

Curta e compartilhe, deixe seu comentário sobre o assunto! Qual a sua opinião?

Receba nossos conteúdos

Assine a lista e receba conteúdos exclusivos do portal

Obrigado! Sua assinatura foi confirmada com sucesso!

Gostou do artigo? Deixe seus comentários abaixo

comentários

Share This