O papel dos antibióticos e dos anti-inflamatórios para os bovinos

por Redação Portal IATF 5.701 views0

gado

Nem sempre é tão fácil oferecer carne bovina de qualidade aos consumidores à preço acessível. Isto ocorre devido às variações que o ramo da pecuária pode e vem sofrendo no dia a dia.

A manifestação de doenças nos bovinos está cada vez mais preocupante, de modo que o tratamento implica em gastos cada vez mais onerosos. Além dos gastos para eliminação da doença, ainda há outros impactos causados por elas como, por exemplo, a baixa produtividade do animal, a perda brusca de peso do bovino e em alguns casos até mesmo a sua morte.

Agentes infecciosos que podem se alastrar pelo rebanho, aumentando cada vez mais o número de animais infectados não é incomum nas fazendas. A maior causa de mortalidade deste tipo de animal é conhecida como Doença Respiratória Bovina (DRB).

O tratamento da pneumonia no bovino

São vários os vírus que acarretam em um tipo de pneumonia ao animal. O tratamento consiste em estar sempre atento as variações de pressão intrapleural e ao comprometimento das vias aéreas, que se associado a medicamentos, auxilia no tratamento, diminuindo a inflamação e combatendo as infecções, aumentando assim os índices de cura do bovino.

O antibiótico deve ser apropriado à situação da saúde do animal, de acordo com os resultados dos exames de antibiograma.

Alguns antibióticos conhecidos no mercado são muito utilizados para tratamento da DRB como, por exemplo o Tulatromicina, Enrofloxacino, Ceftofur, Tilmicosina, o Florfenicol/Flunixina e o Florfenicol, sendo este último também bactericida muito utilizado pelos veterinários para controle de bactérias do tipo Gram-Negativas e Gram-Positivas, devido sua efetividade neste tipo de tratamento.

Os anti-inflamatórios também têm sido muito requisitados nesta situação, uma vez que auxiliam na redução da febre e na inflamação pulmonar, além de promover a melhora no apetite do animal trazendo maior disposição ao gado, quanto a reação da doença.

Receba nossos conteúdos

Assine a lista e receba conteúdos exclusivos do portal

Obrigado! Sua assinatura foi confirmada com sucesso!

Gostou do artigo? Deixe seus comentários abaixo

comentários

Share This