Agropecuária sustentável: como funciona e quais os seus benefícios para a natureza?

por Redação Portal IATF 6.550 views0

agro

De todos os setores, a agropecuária é a que mais utiliza água. Com o crescimento populacional, a necessidade global por alimentos e biocombustível aumenta consideravelmente a cada ano.

A disponibilidade dos recursos precisa da provisão contínua de serviços ecossistêmicos, como ciclos hidrológicos saudáveis e o clima equilibrado. Segundo cientistas, cerca de 60% dos ecossistemas do mundo estão sendo degradados ou usados de forma não sustentável.

Portanto, é extremamente importante que a expansão e intensificação da agropecuária sejam sustentáveis, priorizando a conservação dos recursos naturais.

Desenvolver e apoiar a agropecuária com bases sustentáveis é um dos objetivos da The Nature Conservancy (TNC) na América Latina até 2050, para que assim seja possível atender a demanda global por mantimentos, sem perder novas áreas naturais.

Neste artigo você entenderá um pouco mais sobre a agropecuária e quais são os benefícios para a natureza em sua forma sustentável!

Características e princípios da agricultura sustentável

  • Sistema de produção sustentável

Este sistema prioriza a utilização de recursos naturais renováveis e tecnologias que visem a conservação ambiental. Entre as alternativas estão a Produção Integrada Agropecuária, Aquicultura, Produção Agroflorestal, Agricultura Orgânica e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

 

  • Tratamento de resíduos animais

Os resíduos da produção animal são potenciais poluidores dos solos, lagos e rios, além de serem os causadores dos desequilíbrios climáticos. A solução desenvolvida e adotada é para que os nutrientes que estão presentes nesses resíduos sejam reciclados para a utilização agrícola. Com o tratamento feito na matéria orgânica produz resultados como o biogás.

 

  • Sistema de Plantio Direto

O Brasil é líder em produção agrícola com a utilização do Sistema de Plantio Direto, graças ao empreendedorismo, dedicação e inovação do agricultor brasileiro, que com pesquisas e assistência conseguiu promover a expansão do sistema em todos os biomas. O Sistema de Plantio Direto tem como objetivo preservar a capacidade produtiva do solo, portanto, ele se baseia em não arar o solo antes de plantar, cobrir o solo com folhas secas e realizar a rotação de cultura.

 

  • Recuperação de pastagens degradadas

O Brasil tem em torno de 180 milhões de hectares de pastagens, sendo que mais da metade estão em degradação, sendo que grande parte está em um estágio avançado.

Recuperar essas áreas é fundamental para agropecuária sustentável. Já existem soluções para reverter este problema, como por exemplo a integração de sistemas produtivos.

 

  • Biodiversidade, Agroecologia e Agrobiodiversidade

Entre os anos de 1976 e 2010 a produção de grãos cresceu 235%, enquanto a área utilizada aumentou apenas 32%. Isso significa que o avanço permitiu aumentar a produção de alimentar usando racionalmente os recursos naturais.

A agrobiodiversidade, recursos genéticos, interação entre ambiente e os sistemas de gestão e práticas resultaram em formas de como utilizar melhor a terra e água para produzir. A agroecologia estuda as interações e funções dos agroecossistemas, dos recursos naturais, da biodiversidade funcional e dos saberes locais.

 

  • Fixação biológica de nitrogênio

A FBN – Fixação Biológica de Nitrogênio é um dos processos naturais mais importantes, junto da fotossíntese. Esse processo é realizado pelas bactérias existentes no solo que se associam às raízes das plantas, captam e transformar o nitrogênio do ar.

 

  • Água e solos

Os danos ao meio ambiente são consequência de queimadas, desmatamentos, emissão de gases, mudanças climáticas, redução da biodiversidade, degradação do solo, uso sem consciência de agroquímicos e poluição da água.

Para que seja possível mudar essa situação, alternativas sustentáveis propõem melhorar a forma de trabalhar o solo e a água. As soluções tecnológicas diminuem os impactos negativos causados pelas atividades agropecuárias.

 

  • Gestão ambiental e territorial

A Gestão Ambiental e Territorial é determinar o local e clima onde as atividades agrícolas podem utilizar sua capacidade produtiva máxima e com menos desgaste ao solo, ou seja, de forma sustentável em todas as regiões brasileiras.

Esse sistema também leva em consideração a proximidade do mercado consumidor com a área produtiva, para que assim os custos com transporte e a poluição no ar sejam menores.

É uma grande ação gestora para usar os recursos naturais através de geotecnologias, serviços e produtos que subsidiem a formulação de políticas públicas a respeito da utilização do território com foco na sustentabilidade ambiental, econômica e social.

 

  • Agricultura familiar e respeito as leis trabalhistas

Infelizmente, ainda em muitos lugares existe o trabalho escravo e a mão de obra infantil presente na agropecuária. É necessário respeitar as leis trabalhistas para os agricultores, investir em sua capacitação profissional e pagar salários justos pelo seu trabalho.

Outra solução é valorizar a agricultura familiar, pois é o que gera renda as famílias rurais, para que assim elas possam sobreviver e permanecer no campo.

 

  • Agroenergia

Os combustíveis fósseis como o carvão mineral e petróleo não são renováveis, portanto se tornam cada vez mais difíceis de serem explorados, já que são finitos. Além disso, causam danos irreversíveis ao meio ambiente.

Como solução começou a ser utilizada a agroenergia que fabrica e usa os diversos tipos de biocombustíveis de origem em atividades rurais, como a produção agrícola, florestal e pecuária. Entre essas as fontes de energia estão o biodiesel, etanol, biogás e outros derivados de resíduos de produção e biomassa, que também conseguem gerar bioeletricidade.

A preferência sempre deve ser por fontes de energia limpas e renováveis, evitando ao máximo o uso de combustíveis fósseis. Quanto menor for a agressão ao solo, melhor.

Agricultura sustentável no Brasil

Mesmo que hajam esforços no caminho da agricultura sustentável no Brasil, a maior parte dos agricultores ainda desrespeitam o meio ambiente e seus trabalhadores.

Um dos principais problemas é que atualmente o Brasil é considerado um dos países que mais utilizam pesticidas no mundo. Além disso, infelizmente é muito comum o desmatamento de florestas e matas para obter mais espaço para a prática da agricultura.

Algumas empresas já estão adotando práticas sustentáveis e com melhoria nas condições de trabalho de seus funcionários. É importante ressaltar o trabalho realizado pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – em desenvolver técnicas sustentáveis, além de divulgar e orientar os agricultores no caminho da sustentabilidade.

Os desafios sustentáveis para o presente e o futuro são inúmeros, alimentar a população estimada em 9 bilhões de pessoas no ano de 2050 e ainda assim conseguir preservar o meio ambiente, é sem dúvidas, o grande desafio da agricultura neste século.

De acordo com a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, será preciso aumentar em 70% a produção agrícola mundial nos próximos 40 anos, para conseguir evitar uma terrível crise alimentar e consequentemente a fome.

O mundo precisará aumentar a produção não só de alimentos, mas também de fibras, de biocombustíveis e enfrentar desafios para que todos possam ter uma alimentação mais saudável, nutritiva e segura a ponto de conseguir erradicar a pobreza. Mas para que esse desafio consiga ser vencido, é necessário que o mundo seja mais sustentável.

A gente colhe o que planta, é o slogan do site da Embrapa o Agro Sustentável. E é realmente isso que está acontecendo, durante muitos anos não se pensava em sustentabilidade, principalmente na agropecuária, e atualmente nos deparamos em situações irreversíveis de poluição atmosférica e ambiental.

O trabalho de ser sustentável não é fácil, mas graças à tecnologia e diversos estudos vem sendo possível ser realizado ao longo dos anos. Sustentabilidade é ser ambientalmente certo, socialmente justo e economicamente viável.

Receba nossos conteúdos

Assine a lista e receba conteúdos exclusivos do portal

Obrigado! Sua assinatura foi confirmada com sucesso!

Gostou do artigo? Deixe seus comentários abaixo

comentários

Share This