Adubação e aumento do pasto

por Redação Portal IATF 1.401 views0

gado

Todo criador de bovinos sabe que ter um pasto de qualidade é essencial para que os seus animais engordem bem e permitam assim, uma venda lucrativa.

Para obter esse pasto viçoso são necessários alguns cuidados com o tratamento do mesmo.

A lavoura de capim é a principal fonte de alimentação do gado de corte e, para ter uma pastagem que garanta uma boa alimentação o segredo está na adubagem.

Mas, antes de optar por este processo, ao iniciar uma plantação, é importante fazer uma análise do solo para se certificar das necessidades de utilizar adubo para a formação do pasto ou para depois, durante o trabalho de manutenção deste.

Uma boa adubação realmente provoca um aumento considerável das pastagens, mas sem planejamento e análise, o alimento do gado de corte pode sofrer prejuízos nos períodos de seca.

Alguns itens que devem ser levados em consideração durante a preparação da adubação são:

  • Tipo de solo.
  • Época da venda do gado.
  • Tipo de criação (confinamento ou livre).
  • Reserva de alimento para a possibilidade de escassez.

Se os planos são para iniciar uma plantação, prefira o período final das chuvas, para fazer a calagem com a aplicação de calcário. Logo após as chuvas começarem, entre com a adubação e realize o plantio.

Já para a manutenção, é importante ficar atento para quando perceber uma queda na produtividade. Isso acontece devido a diminuição dos nutrientes da terra. Com isso, basta realizar a adubação acrescida dos nutrientes que são necessários como: cálcio, magnésio, ferro e zinco, por exemplo.

Não existe um período específico para fazer a manutenção da fertilização, portanto, é preciso estar sempre observando a cor do pasto e também as quantidades. Seguindo as orientações corretamente, você terá uma pastagem sempre viçosa e seu gado sempre gordo.

Receba nossos conteúdos

Assine a lista e receba conteúdos exclusivos do portal

Obrigado! Sua assinatura foi confirmada com sucesso!

Gostou do artigo? Deixe seus comentários abaixo

comentários

Share This